quinta-feira, 2 de maio de 2013

A VIDA É PROATIVA



Agora, através da autoconsciência, eu percebo que, se for colocar numa escala de porcentagem, sou fortemente inclinado a confessar sempre fui mais reativo do que proativo. A porcetagem seria de 70% reativo e 30% proativo.

Isso explica o porquê de não conseguir estabelecer uma rotina fiel de estudos, uma frequência regular à academia de musculação, que, aliás, eu sempre me matriculava, ficava um mês, no máximo dois e parava. Sem contar também com as dietas, os cursos, e as várias promessas que fazia a mim e mesmo e aos outros e não conseguia cumprir.

Por outro lado, tudo o que consegui conquistar foi graças às atitudes proativas que tomei. As amizades que tenho até hoje, as habilidades que hoje fazem de mim um profissional basicamente requisitado.

Porque a proatividade é a base da eficácia. E a reatividade o base do fracasso. Embora, segundo a PNL, fracasso não exista, mas apenas resultados insatisfatórios, ninguém quer resultados assim. Portanto, meditar sobre os valores que regem nossas vidas, refletir, e internalizar esses valores é importante pra que estejamos àcima dos sentimentos. Poderia fazer uma analogia, onde os sentimentos são as ondas do mar, e nós, os surfistass. Enquanto não aprendermos a dominar a prancha, entendendo as técnicas necessárias pra se manter equilibrado sobre ela, tomaremos muitos caldos.

É preciso ser proativo pra levantar da cama cedo num tempo chuvoso e ir malhar. É necessário subordinar os sentimentos aos valores para não entrar em relacionamentos complicados. A vida necessita de movimento, e movimento consciente.

JL

Nenhum comentário:

Postar um comentário